Dentes nascendo tortos

04/07/2017

Uma dúvida, muito comum aqui no consultório, surge quando as crianças estão trocando os dentes de leite pelos dentes permanentes... "Os dentes estão nascendo tão separados e tortinhos! Meu filho precisa de aparelho?"


Antes de mais nada, é preciso esclarecer que durante a fase de troca de dentes (que vai dos 6 aos 12 anos) é normal que os dentes de cima estejam bem separados e um pouco inclinados para a frente. Durante a fase de troca de dentes a criança ainda está em crescimento, e com a ação dos lábios e da língua os dentes acabam ficando em posições mais favoráveis. Completando o fechamento dos espaços com o nascimento dos caninos superiores, por volta dos 12 anos, que provocam o fechamento final dos espaços.


Muitos livros chama esse período de "fase do patinho feio", mas sabemos que de feio não tem nada! Não há nada mais gostoso do que um sorriso de uma criança, com suas peculiaridades que demonstram as diferentes etapas do seu desenvolvimento.


Porém, vale lembrar que algumas intervenções ortodônticas e/ou ortopédicas podem ser necessárias ainda durante a fase de troca de dentes, como a correção de mordida cruzada ou aberta, falta de espaço para o nascimento dos dentes, entre outras alterações.


Por essa razão é muito importante que a criança esteja em acompanhamento odontológico para que, caso necessário, essas alterações sejam corrigidas o quanto antes, possibilitanto o crescimento e desenvolvimento adequado da criança.