Defeitos de Esmalte

25/07/2017

Hoje vou falar sobre um tema muito importante, que tem aparecido com muita frequência no consultório. 

Defeitos na formação do dente que, se não forem percebidos precocemente, podem facilitar o aparecimento de cáries que aumentam rapidamente, podendo ser necessário realizar tratamento de canal ou até mesmo provocar a perda de dentes em pacientes muito jovens!

Fica aqui o alerta! Leia abaixo um pouco mais sobre o assunto e não deixe de procurar o Odontopediatra o mais cedo possível se observar essa alteração nos dentes do seu filho.

Quando os nossos dentes ainda não nasceram, eles estão se formando lá dentro do osso. 
Se, durante esse período da formação dos dentes, ocorrer algum problema que interfira nessa formação, os dentes irão nascer com algum defeito, que pode ser apenas alteração de cor ou também alteração de formato do dente.

Entre os possíveis defeitos na formação dos dentes permanentes, temos a chamada "Hipomineralização Molar-Incisivo", que afeta os incisivos e primeiros molares permanentes, como mostrado na imagem.

Nesse caso, os dentes nascem com um defeito na qualidade do esmalte, que além de manchado é mais frágil, fraturando com frequência e facilitando a ocorrência de cáries.

Dentes que apresentem essa alteração precisam ser acompanhados de perto por um Odontopediatra, uma vez que o tratamento desse defeito deve ser constante, pois os materiais restauradores não aderem muito bem à esse esmalte hipoplásico, precisando ser reaplicado constantemente.